Home > Comunicação > Notícias

GT Agenda 2030 tem reunião com Governo Federal

GT Agenda 2030 tem reunião com Governo Federal

Reprodução do GT Agenda 2030

 

Representantes do GT Agenda 2030 participaram de reunião na Secretaria Geral da Presidência da República para discutir a retomada da implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 no Brasil. O encontro em formato híbrido contou com a participação da Secretária Executiva da Presidência da República, Maria Fernanda e do assessor Nilton Tubino.

Na pauta, a intenção de fortalecer os espaços de governança e a implementação da Agenda 2030 nas políticas públicas do país, com a participação da sociedade civil organizada. Também foi apresentado o Relatório Luz, série histórica publicada desde 2017. Um raio x do Brasil que avalia as 168 metas, produz estudos de caso e recomendações. Destaque também sobre as metas que retrocederam ou ameaçadas de retrocesso.

Durante a conversa, integrantes do GT sugeriram algumas ações para o Governo Brasileiro, entre elas, que o Brasil se candidate para a apresentação do relatório Voluntario Nacional no High-Level Political Forum 2023. O segundo pedido no sentido de sugerir que o Brasil sedie do IV Fórum do Financiamento para o Desenvolvimento, a ser realizado em 2025.

Para Alessandra Nilo, Coordenadora geral da Gestos e Cofacilitadora do GT Agenda 2030, o encontro sinaliza a possibilidade de construção entre o Governo e a sociedade civil. “E, depois de quatro anos tenebrosos, podemos finalmente retomar o diálogo com o governo federal e reconstruir nossa jornada em busca do desenvolvimento sustentável.” Já Pedro Ivo, da Terrazul, o encontro foi muito importante e mostrou o interesse que o Governo Federal tem de retomar a implementação dos ODS no Brasil. Saímos confiantes de que será um processo participativo”, analisa.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.