Home > Quem Somos

Quem Somos

Defendemos os Direitos Humanos e a construção de sociedades justas, inclusivas e equitativas

História

A Gestos é uma organização não governamental fundada em 1993 pelo sociólogo Acioli Neto, a jornalista Alessandra Nilo, a socióloga Márcia Andrade e a assistente social Silvia Dantas.

O primeiro projeto desenvolvido foi apoiado pela MISEREOR e tinha como foco o atendimento psicológico das pessoas vivendo com HIV/AIDS, além da formação de agentes multiplicadores de informação nas comunidades da Região Metropolitana do Recife.

Desde então, contribuímos de forma eficaz para a garantia dos Direitos Humanos das pessoas que vivem com HIV e a AIDS. Cerca de 70% das pessoas que demandaram apoio jurídico da instituição tiveram seus direitos reparados, através de liminares e de sentenças, que hoje, inclusive, fazem parte do rol de jurisprudências referente à temática Direito e AIDS.

Ao longo de sua história, a instituição tem considerado a comunicação como fundamental para o enfrentamento da AIDS e tem lutado para ampliar essa compreensão em Pernambuco, no Brasil e na América Latina. Esta visão consolidou a Gestos como a grande referência em Comunicação e AIDS no país, com especial destaque junto às discussões sobre Políticas Públicas de Comunicação em Saúde.

Também ajudamos na formação de novas organizações da sociedade civil, como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNPVHA – 1995), o Grupo de Trabalho Positivo – GTP+ (2000), o Grupo de Ações Positivas (2003), o Grupo de Apoio a Pessoas Soropositivas (GASP) 2003, Atos de Cidadania (2006).

De 2007 a 2011 a Gestos criou e coordenou nacional e internacionalmente o Fórum UNGASS-AIDS em Saúde Sexual e Reprodutiva, em que monitorou a implementação de acordos firmados na ONU em dezesseis países em desenvolvimento. O Fórum UNGASS-AIDS se consolidou como um espaço de discussão política das questões relacionadas ao HIV e AIDS e saúde e direitos sexuais e reprodutivos.

Os esforços de incidência da Gestos chegam efetivamente aos órgãos multilaterais dedicados ao monitoramento de HIV, gênero, direitos sexuais e políticas públicas de desenvolvimento e, desde 2001, a organização acompanha as resoluções das Nações Unidas sobre estas agendas.

A partir de 2012, a ONG participou das negociações da Agenda pós-2015, que resultou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, no que diz respeito à Aids, orientou o Brasil a pedir a inclusão da menção às pessoas vivendo com HIV na Resolução 70/1/2015 da ONU. A instituição possui status ONU ECOSOC e atua em redes locais, regionais e internacionais, representando ainda a sociedade civil local em cinco Conselhos de direitos no Estado Pernambuco, incluindo os de saúde Estadual e Municipal do Recife.

Sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, a Gestos atua como membro e co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 desde 2014, organizando o Relatório Luz da Sociedade Civil, o único documento que monitora o cumprimento do desenvolvimento sustentável com dados oficiais. Desde então, tem se dedicado à difusão, promoção e monitoramento da agenda, buscando inter-relacionar as pautas de população e desenvolvimento a fim de influenciar politicamente o governo brasileiro e o sistema das Nações Unidas para sua implementação.

Nossa Missão

Fortalecer os direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais para contribuir com a superação do HIV e da AIDS e com a construção de sociedades democráticas, equitativas e de paz.

A instituição tem por princípios éticos o respeito e o convívio com as diferenças, a construção de uma cultura de paz, a autonomia, a solidariedade, a equidade, a Justiça Social e a transparência).

Coordenação Colegiada

Coordenação de Políticas Estratégicas

Tem como função atuar estrategicamente para integrar as diversas instâncias, planos, políticas e ações da Gestos com vistas ao alcance da missão institucional. Compete a esta coordenação: articular a representação institucional, facilitando a inserção e atuação da equipe nos espaços locais, nacionais e internacionais; coordenar a implementação da política de mobilização de recursos, especialmente identificando novas parcerias e estabelecendo uma comunicação sistemática com as parcerias estabelecidas; coordenar a implementação da política de planejamento, monitoramento e sistematização, em sintonia com as coordenações de Programas e a de Desenvolvimento Organizacional.

Coordenação de Desenvolvimento Organizacional

Tem como função articular, integrar, deliberar e organizar estratégias de consolidação das áreas administrativa-financeira e de fortalecimento institucional. Compete a esta coordenação: coordenar questões administrativas relativas aos recursos humanos, integrando seus membros, moderando interesses e garantindo uma dinâmica de trabalho construtiva e producente; e fornecer o apoio administrativo/financeiro necessário aos/as profissionais para a execução dos projetos e ações institucionais.

Coordenação de Programas

Tem a função de integrar, deliberar e articular os projetos, as ações psicossocias e a incidência política da Gestos. Compete a esta coordenação: contribuir com os aspectos técnicos e metodológicos para consolidar concepções de educação e assistência psicossocial que qualifiquem e fortaleçam os objetivos estratégicos da instituição; contribuir com os aspectos técnicos e metodológicos para construir e implementar agendas coletivas com os movimentos sociais para atuar na formulação e monitoramento de políticas públicas integradas voltadas para a superação do HIV/AIDS; coordenar a implementação da Política de Assistência Social, realizando o monitoramento e avaliação dos resultados alcançados pela mesma.

Conselho Diretor

O Conselho Diretor da Gestos é composto por três titulares e um(a) suplente, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de três anos, podendo ser reeleitos.

Compete ao Conselho Diretor zelar pela credibilidade da instituição e supervisionar o conjunto das atividades desenvolvidas, bem como avaliar estratégias de atuação da Gestos e acompanhar o desempenho operacional e financeiro da instituição.

A Assembleia Geral é composta por todos/as sócios/as e profissionais da instituição.

As reuniões da Assembleia Geral são realizadas anualmente, mas caso haja necessidade de discussão ou análise de assuntos em caráter de urgência, podem ser convocadas extraordinariamente em qualquer data.

O Conselho Fiscal é composto por três sócios/as titulares e três suplentes, com mandato de três anos, permitida a reeleição.

O atual conselho diretor da Gestos é composto por: Aderval Viana de Araújo Neto (Presidente); Ana Lúcia Albuquerque de Menezes (Secretária); Iolanda Lins de Oliveira (Tesoureira); Evandro Rosendo de Melo, Antônio Sinval Machado Filho e Séphora Ferreira da Silva (Conselho Fiscal)

Equipe