Home > Comunicação > Notícias

Índice de estigma: aberta seleção para pessoas entrevistadoras em sete capitais brasileiras

Índice de estigma: aberta seleção para pessoas entrevistadoras em sete capitais brasileiras

 

A Gestos, com apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), anuncia o lançamento da Chamada Pública para a “Formação de Pessoas Entrevistadoras para o Stigma Index Brasil 2024 – Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS”.

As vagas estão abertas para sete capitais brasileiras: Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, e será dividida em duas etapas: uma fase de formação e, em seguida, a atuação como pessoas entrevistadoras da pesquisa.

Desde 2015, o Stigma Index tem sido uma ferramenta vital para detectar e medir mudanças nas tendências de estigma e discriminação relacionadas ao HIV/AIDS, sob a perspectiva das pessoas vivendo com HIV e AIDS.

Esta pesquisa transversal tem como objetivo principal descrever o grau e as formas de estigma e discriminação enfrentados por essas pessoas em diferentes localidades do Brasil, além de comparar a situação com a realidade de outras localidades e países, com o intuito de promover mudanças em políticas e programas de forma mais ampla.

“Essa pesquisa é muito importante. Primeiro, porque é uma pesquisa de base comunitária, onde pessoas que vivem com HIV entrevistam pessoas que vivem com HIV. Outra questão é que o Brasil já realizou uma pesquisa semelhante, então há a possibilidade de compararmos com os dados anteriores. E, por fim, trazer esse assunto em outro contexto, a partir de uma nova realidade política, nos possibilita avaliar as políticas existentes e como podemos transformá-las para que façam a diferença na vida das pessoas que vivem com HIV e AIDS”, Jô Meneses, coordenadora de programas institucionais da Gestos.

A ONG Gestos, em parceria com instituições como UNAIDS, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), oferecerá cursos de formação para as pessoas selecionadas, essenciais para fortalecer a capacidade das pessoas vivendo com HIV e AIDS envolvidas no processo de coleta de dados e informações.

Objeto do edital

Trinta vagas estão disponíveis para pessoas vivendo com HIV/AIDS, divididas entre as sete capitais participantes, conforme descrição abaixo:

Brasília (DF) 03 vagas
Manaus (AM) 03 vagas
Porto Alegre (RS) 04 vagas
Recife (PE) 04 vagas
Rio de Janeiro (RJ) 06 vagas
Salvador (BA) 04 vagas
São Paulo (SP) 06 vagas
Sobre o curso

O curso terá duração total de 16 horas, divididos em dois dias, e será ministrado pela Gestos. Alimentação e ajuda de custo para transporte estão inclusos durante o período.

Após a formação, as pessoas selecionadas deverão realizar as entrevistas nos três meses seguintes, com possibilidade de ajuda de custo de até R$ 1.520,00 por mês. Para pessoas selecionadas para articulação e mobilização de trabalho local o valor da bolsa é de R$ 1.920,00.

“A liderança de base comunitária de ponta a ponta é uma característica fundante do Stigma Index como instrumento de produção de dados. Essa mesma comunidade é, via de regra, a mais atingida pelas barreiras impostas pelo estigma e pela discriminação, que a afasta dos serviços de saúde e limita o acesso a um tratamento eficaz”, diz Claudia Velasquez, diretora e representante do UNAIDS no Brasil. “O UNAIDS apoia esta nova edição do Stigma Index que possibilitará pela primeira vez um marco comparativo para entender onde avançamos e onde precisamos melhorar. É uma ferramenta de análise que viabilizará identificar gargalos do ponto de vista das pessoas vivendo com HIV/Aids, contribuindo para mitigar a discriminação de pessoas que vivem com o HIV e a AIDS no Brasil”, finaliza.

Requisitos para candidatura

Os interessados devem atender aos seguintes critérios:

  • Ter no mínimo 18 anos completos até a data de divulgação dos resultados.
  • Ser residente em uma das sete cidades onde serão realizados os cursos.
  • Ser pessoa vivendo com HIV/AIDS
  • Ter disponibilidade para todas as atividades propostas durante o curso e o período de entrevistas.
  • Possuir habilidades básicas de leitura e escrita.
Edital e inscrição para o processo seletivo

Todas as informações do Edital para a Formação de Pessoas Entrevistadoras para o Stigma Index Brasil 2024 – Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS podem ser acessadas aqui.

As inscrições serão aceitas de 29 de abril a 12 de maio de 2024 exclusivamente pelo link https://forms.gle/TwwiebkdmSfNUuqg7.

Temas deste texto:

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.