As agências de cooperação internacional são co-responsáveis por grande parte da capacidade das ONG brasileiras em produzir tecnologia social e sistematizar conhecimentos, promover ações educativas e apoiar diretamente as populações em contexto de vulnerabilidade social. Elas contribuÃram diretamente para o processo de democratização do paÃs e nos anos mais recentes, nos ajudaram a construir uma sólida agenda de demanda de direitos sociais, econômicos, culturais e direitos civis e polÃticos no Brasil.
A primeira agência de Cooperação internacional a apoiar a Gestos foi a Misereor, da Alemanha. Essa parceria continua até hoje. A mais recente a se somar à nossa lista de parceiros foi o Open Society Institute, dos EUA. Mas ao longo dos anos, muitas parcerias foram significativas para as ações da Gestos, entre elas destacamos a Fundação Ford (EUA) e Terre des Hommes, da Holanda.
Atualmente, com os novos indicadores econômicos, o Brasil tem saÃdo de sua posição de paÃs receptor para doador, aumentando seu poder de inserção em importantes espaços globais. Essa mudança entretanto não vem acompanhada de um marco regulatório nacional para as ONG que signifique a reposição dos recursos da cooperação internacional que, gravemente afetada pelas recentes crises financeiras e econômicas dos paÃses ricos, tem se retirado do paÃs.
Os anos futuros serão, certamente, desafiadores para Gestos - mas a qualidade do nosso trabalho nos permite ter confiança. Agradecemos a todas as instituições parceiras que nos apoiaram e apoiam por tantos anos. Que nossos encontros continuem frutÃferos, verdadeiros e solidários.