Desde o ano 2001 a Gestos tem acompanhado os acordos e resoluções firmados nas Nações Unidas sobre HIV e Saúde Sexual e Reprodutiva. Temos participado do monitoramento e desdobramentos da UNGASS-AIDS (2001) e, desde 2008, das sessões anuais da Commission on Population and Development e Commission on Status of Women, como parte das delegações brasileiras.
Além disso acompanhamos os debates e definições sobre propriedade intelectual na área de medicamentos antiretrovirais da Organização Mundial do Comércio, as resoluções sobre AIDS e violência da Organização Mundial da Saúde.
Depois de contribuir para os debates que resultaram na criação da UNITAID em 2006, a partir de 2012 estamos acompanhando a agenda sobre os mecanismos inovadores de financiamento, através do Leading Group, com ênfase na criação de uma taxa sobre transações financeiras internacionais como meio de angariar novos recursos para o desenvolvimento humano e sustentável.
O acompanhamento consistente da agenda das Nações Unidas - e a divulgação de seus acordos nos paÃses em que atuamos - tem sido, portanto, uma agenda estratégica da Gestos, apoiada por diferentes agências cuja parceria tem contribuido para nossa efetiva e diferenciada atuação ao longo de mais de uma década de trabalho nesta área.