Fundada em maio de 1993, a Gestos tem por objetivo defender os Direitos Humanos das pessoas soropositivas para o HIV e das populações vulneráveis à s doenças sexualmente transmissÃveis e ao vÃrus que provoca a AIDS. Para isso, são produzidos e utilizados conhecimentos de diversos campos, para que a instituição atue nas áreas de Educação, Comunicação e PolÃticas Públicas na perspectiva da Cidadania Sexual, Equidade de Gênero e Justiça Social.
Com uma equipe multidisciplinar, a Gestos é composta por profissionais da Sociologia, da Comunicação Social, da Psicologia, do Serviço Social, do Direito, da Educação, da Antropologia e das Relações Internacionais.
Além de programas realizados junto à s populações de baixa renda, a Gestos monitora e incide em polÃticas públicas, em atuação que alcança espaços privilegiados de controle social nos âmbitos local, regional e internacional. [+]
A Gestos é uma organização não-governamental que busca praticar o que prega sobre a formação da democracia radical. O trabalho de coordenação é dividido por três indivÃduos, cada uma exercendo controle sobre suas áreas especÃficas e supervisão geral do trabalho das outras duas coordenadoras.
A Coordenação de PolÃticas Estratégicas tem como função atuar estrategicamente para integrar as diversas instâncias, planos, polÃticas e ações da Gestos com vistas ao alcance da missão institucional. Compete a esta coordenação: Articular a representação institucional, facilitando a inserção e atuação da equipe nos espaços locais, nacionais e internacionais; coordenar a implementação da politica de mobilização de recursos, especialmente, identificando novas parcerias e estabelecendo uma comunicação sistemática com as parcerias estabelecidas; coordenar a implementação da polÃtica de planejamento, monitoramento e sistematização, em sintonia com as coordenações de Programas e a de Desenvolvimento Organizacional.
A Coordenação de Desenvolvimento Organizacional tem como função articular, integrar, deliberar e organizar estratégias de consolidação das áreas administrativa-financeira e de fortalecimento institucional. Compete a esta coordenação: coordenar questões administrativas relativas aos recursos humanos , integrando seus membros, moderando interesses e garantindo uma dinâmica de trabalho construtiva e producente; e fornecer o apoio administrativo/financeiro necessário aos/as profissionais para a execução dos projetos e ações institucionais.
A Coordenação de Programas tem a função de integrar, deliberar e articular os projetos, as ações psicossocias e a incidência polÃtica da Gestos. Compete a esta coordenação: contribuir com os aspectos técnicos e metodológicos para consolidar concepções de educação e assistência psicossocial que qualifiquem e fortaleçam os objetivos estratégicos da instituição; contribuir com os aspectos técnicos e metodológicos para construir e implementar agendas coletivas com os movimentos sociais para atuar na formulação e monitoramento de polÃticas públicas integradas voltadas para a superação do HIV/AIDS; coordenar a implementação da PolÃtica de Assistência Social, realizando o monitoramento e avaliação dos resultados alcançados pela mesma.