Home > Comunicação > Notícias

Situação do Zika Vírus em Pernambuco é debatida sala de situação no Recife

Situação do Zika Vírus em Pernambuco é debatida sala de situação no Recife

Nesta terça-feira (22), entidades da sociedade civil que atuam na área de direitos e saúde sexual e reprodutiva, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Governo de Pernambuco se encontram para trocar informações a respeito da epidemia de Zika em Pernambuco e sobre a repercussão dos casos da Síndrome da Zika na sociedade. O evento acontece a partir das 14h, no Hotel Nobile Suites Executive (Av. Boa Viagem, 344), reunindo especialistas de diversas áreas que têm se debruçado sobre os impactos da epidemia.

“A ideia é promover um diálogo entre a sociedade civil e o poder público, ajustando e atualizando o conhecimento que se tem até agora sobre o vírus da Zika, sobre o que está sendo feito para prevenir a epidemia e também qual é o suporte que tem sido dado às mães e às famílias das crianças que nasceram com a Síndrome da Zika. O número de casos diminuiu, mas as condições que contribuíram para que a epidemia se estabelecesse e tomasse a dimensão que tomou ainda se mantêm”, explica Juliana Cesar, assessora de projetos institucionais da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, uma das entidades que está organizando o evento.

A programação prevê a troca de informações sobre o vírus da Zika e apresentação de dados sobre a epidemia pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. Entidades da sociedade civil e pesquisadores de universidades vão apresentar dados de várias regiões do estado, em trabalhos que foram desenvolvidos desde o início da epidemia. Também estará no encontro Jaime Nadal, representante do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) no Brasil que vem acompanhando a epidemia desde o primeiro momento.

Mães de filhos com a Síndrome da Zika foram convidadas e estarão presentes na sala de situação, falando sobre suas experiências. “Queremos saber como está o dia a dia dessas famílias e abordar os direitos das crianças e das mulheres diante desta condição. O que percebemos é que a situação de alarme diminuiu, mas questões relacionadas à pobreza e à falta de saneamento básico – estruturais nos casos das epidemias de arboviroses, não foram solucionadas”, complementa Emanuela Castro, da Casa da Mulher do Nordeste.

Além da Gestos e da Casa da Mulher do Nordeste, também estão organizando o Instituto Papai, o Grupo Curumim, o Instituto Mara Gabrilli e o GTP+. Todas as entidades fazem parte de um projeto do Fundo Posithivo que tem abordado o tema sob diversas perspectivas e com públicos de vários municípios de Pernambuco. O encontro é patrocinado pelo Fundo Posithivo e também pela IPPF WHF – que financia ações da Gestos para o enfrentamento do Zika Virus.

Serviço:

Sala de Situação da Sociedade Civil sobre Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva no Contexto das Epidemias de Arboviroses no Estado de Pernambuco
Data: 22 de maio (terça-feira)
Hora: 14h às 18h
Local: Hotel Nobile Suites Executive (Avenida Boa Viagem, 344, Pina, Recife-PE)

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.