Home > Comunicação > Notícias

Agenda 2030 é tema de debate no Fórum Social Mundial 2018

Agenda 2030 é tema de debate no Fórum Social Mundial 2018

O desafios para a construção de um outro mundo possível e as metas propostas pela Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável são o tema de um debate que acontece na tarde desta quarta-feira (14/03) no Fórum Social Mundial 2018 (FSM), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir das 16h30.

O evento vai apresentar para a sociedade brasileira e internacional a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ratificados pelo Brasil. Tais metas representam desafios para a comunidade global até o ano de 2030 em assuntos como a redução da desigualdade social, a conservação ambiental, a universalização da saúde, entre outros temas.

Em 2017, as organizações da sociedade civil brasileira apresentaram o “Relatório Luz da Sociedade Civil /sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que avalia a atual situação do Brasil diante dos ODS. A conclusão a que chegaram as várias entidades que participaram do levantamento é a de que o Brasil vive um momento de retrocesso em direitos e de estagnação em relação ao desenvolvimento social.

O documento foi financiado pela União Europeia e pela Fundação Friedrich Ebert (FES). O trabalho aponta que, se continuar no ritmo atual, o Brasil não cumprirá as metas acordadas de desenvolvimento. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas por 193 países signatários do Fórum Político de Alto Nível da ONU até o ano de 2030.

Entre as áreas que estão com as metas de desenvolvimento em risco estão os sistemas de saúde, educação e seguridade social. O documento trata ainda do cenário de desemprego, trabalho indigno, retrocessos nos campos da segurança alimentar, justiça social e ambiental, e desmantelamento de conquistas básicas nos campos dos direitos humanos, inclusive dos direitos sexuais e reprodutivos.

Especialmente em tempos de tensões sociais, políticas e econômicas, o Brasil não deve cumprir os objetivos traçados. O documento, fruto do trabalho de várias entidades do país, elenca os desafios encontrados e apresenta propostas sobre como resolvê-los.

Participam do evento no Fórum Social Mundial Richarlis Martins (REBRAPD), Zuleica Goulart (Programa Cidades Sustentáveis), Jair Brandão (assessor de Projetos da Gestos, que participa representando a RNP+ Brasil), Vitor Mihessen (Casa Fluminense), Fábio Paes (Aldeias Infantis SOS), Thiago Gehre (REBRAPD), Jô Meneses (coordenadora de Programas Institucionais da Gestos) e Claudio Fernandes (TTF Brasil).

O encontro será n Campus Ondina da UFBA (sala 308), a partir das 16h30.

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.