Home > Comunicação > Notícias

5º RECIFEST traz oficinas gratuitas

5º RECIFEST traz oficinas gratuitas

Entre os dias 21 e 30 de novembro de 2017, em várias cidades de Pernambuco, acontecerá o 5º RECIFEST – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero. Um festival de cinema, nascido no Recife, que busca ampliar o espaço e pensar a filmografia produzida por pessoas LGBTs e com temáticas de gênero e sexualidade.

Além de mostras nacionais e internacionais, lançamentos e apresentações de outras linguagens artísticas, o evento produzido pela Panela Produções Culturais e Casa de Cinema contempla atividades formativas direcionadas à temática queer.

As OFICINAS GRATUITAS serão realizadas do Centro à Periferia do Recife, contemplando inclusive a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, e também em Caruaru.

DRAG QUEEN CURSO – Recife – 22 a 24/11 | Caruaru – 27 a 29/11, sempre das 14h às 18h
Oficineiro: Zecarlos Gomes
INSCRIÇÕES: https://goo.gl/rhAX5c.

OCA – OFICINA CINEMA DE ANIMAÇÃO – Caruaru – 28 a 30/11, das 14h às 17h
Oficineiros: Thiago Delácio e Jonattas Tavares
INSCRIÇÕES: https://goo.gl/eqMPv3.

OFICINA MÍDIA E TRANSEXUALIDADE – Caruaru – 29 de novembro, das 10h às 13h
Ministrante: Sofia Fragoso e Luiz Lopes (Coletivo Lutas e Cores de Caruaru)
INSCRIÇÕES: https://goo.gl/1qjeeJ.

A primeira delas é o DRAG QUEEN CURSO, ministrada pelo autor e produtor cultural Zecarlos Gomes, e tido como o pioneiro no país em abordar a cultura drag enquanto expressão artística através de exercícios práticos, oferecendo caminhos para a construção da personagem com técnicas de maquiagem, dublagem e dança.

Destinado a jovens e adultos, independente da orientação sexual ou identidade de gênero, num grupo com até 20 alunos em cada oficina, os encontros ocorrem no Recife (22 a 24 de novembro) e em Caruaru (27 a 29).

Caruaru
Com programação estendida ao município de Caruaru, o V RECIFEST promove e amplia geograficamente as discussões acerca dos gêneros e das sexualidades. A regionalização acontece graças a parcerias estreitadas com agentes culturais do município agrestino.

A produtora Carla Francine aponta que “as atividades formativas passaram de duas a cinco durante o período de pré-produção do evento devido à colaboração de vários atores, oficineiros e coletivos que chegaram junto”, a exemplo da OCA – OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO, executada pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação (Thiago Delácio e Jonattas Tavares) e da OFICINA MÍDIA E TRANSSEXUALIDADE, ministrada por Sofia Fragoso e Luiz Lopes e construída em parceria com o coletivo Lutas e Cores de Caruaru, que junto ao Drag Queen Curso compõem a grade caruaruense.

Bom Pastor
Nos dias 13 e 14 de novembro, as mulheres e os homens trans que cumprem pena na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, na Zona Oeste do Recife, também participam do V RECIFEST através de uma oficina ministrada pela atriz Isabel Fernanda de Freitas.

Denominada ESTÉTICA DA AFETIVIDADE, a proposta pedagógica visa desenvolver o potencial pessoal e social dos participantes através dos elementos do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, que prega que as pessoas são melhores do que pensam ser. Este processo criativo acontecerá a partir da criação de narrativas afetivas que resultarão em mostra artística do que foi criado pelas participantes ao final dos trabalhos.

Fonte:

Oficinas do V RECIFEST, de graça.
Recife e Caruaru.
Site: http://recifest.com/oficinas
Evento: https://www.facebook.com/events/1762024234092280

Temas deste texto: Diversidade - Sexualidade

Denuncie

Se você tem HIV/Aids e encontra dificuldades para acessar os serviços de saúde; se sofre discriminação; se faltam medicamentos na sua cidade; ou se o seu benefício for ameaçado, entre em contato com a gente. Seu anonimato está garantido.